A Escola




Nossa Escola foi fundada em 26 de dezembro de 1966, pelo Governador Negrão de Lima e pelo Professor Benjamim de Moraes, Secretário de Educação do então Estado da Guanabara.

A Escola funcionou provisoriamente na Praça do Lido em Copacabana antes de sua inauguração na Gávea.

A escola localizada na Gávea, em frente a PUC, foi construída no espaço de recreação da E.M. Luis Delfino. 

1966
2006

Atualmente atende cerca de 400 alunos, distribuídos em turmas regulares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e duas turmas de projeto de correção de fluxo, funcionando com dois turnos. Em nossa trajetória de 45 anos de compromisso com a educação, já atuamos na formação de milhares cidadãos.                                                                                                                                                                                                                                                                                  



       Com o intuito de alcançar nossas metas na melhoria da qualidade da educação, elaboramos uma proposta de aprendizagem de cursos, projetos e espaços especiais que possibilitam o exercício de atividades pedagógicas auxiliares ao processo ensino-aprendizagem.

Lanche Literário
Semana Diferente
                     
Projeto Horta
Posse dos Representantes











Participamos também de Projetos Sociais como o Escola e Favela, realizado pelo Departamento de Sociologia da PUC-Rio, que objetiva melhorar a relação dos professores com as famílias dos alunos a partir de análise dos dados do SCA. Existe ainda um subprojeto que objetiva a facilitação do acesso aos dados dos processos do Conselho Tutelar da Zona Sul, pertinentes a nossa comunidade.

Na PUC
1ª Eucaristia na PUC
         Oferecemos ainda, campo de estágio para professores e universitários. Nossa equipe busca sempre oferecer uma educação voltada para a autonomia e democracia.

Sempre desenvolvemos eventos educativos com vista a disseminar a aprendizagem. Vivemos em um momento de transição da virada do século e temos a consciência que a tecnologia é fundamental para a educação. Para tanto utilizamos atuais tecnologias, com o uso de computadores, datashows, internet, home theaters, Laboratório de Ciências, Sala de Leitura dentre outros recursos que auxiliam a formação do nosso educando.

Laboratório de Info

Laboratório de Info
Laboratório de Info
Sala de Aula
                                                           
Sala de Aula

         A equipe pedagógica da escola está sempre atualizada quanto aos debates sobre novos paradigmas da educação, com o objetivo a operacionalizar o processo formal de educação.

D. Ligia, Diretora desde 1995

Na área de convivência prezamos à educação, favorecendo a interação entre os alunos e despertando o interesse pelo conhecimento, disponibilizando espaços para, jogos de xadrez, ping-pong e socialização.

Como somatório às características de nossa instituição, acreditamos  que o ato de ensinar deva ser expandido para além dos muros da Escola. Dessa forma, nossa equipe se empenha em criar situações, com atividades extracurriculares, nas quais os estudantes possam exercitar a criatividade no processo de aprendizagem, estimulando os alunos a participarem de Excursões, Exposições, Olimpíadas de Matemática, Operação Cisne Branco da Marinha do Brasil, Feira de Ciências do Planetário, etc.

Cabe ressaltar que a nossa Escola, tal como outras, não é uma “escola perfeita”, contudo estamos sempre trabalhando para mitigar nossos problemas. Há quase 53 anos nos empenhamos cotidianamente para possibilitar a existência de um ambiente o mais satisfatório possível para a formação de nosso corpo discente, contribuindo assim para formação de uma sociedade melhor.




Christiano Hamann - 53 anos de história

Nossa Escola atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.